Google+ Followers

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Iniciando a utilização do Badboy



Conhecendo o BadBoy 

Badboy é uma ferramenta paga e free de automação de testes funcionais, que tem como finalidade automatizar por capture/replay na web e muito fácil de usar. Pode ser baixada e obter mais informações em http://www.badboy.com.au/download
Badboy foi desenvolvida em C++ que grava todas as ações que você faz em uma página web (Java, php, ruby, etc). Ela possui as seguintes características:
·                   Modo de gravação em internet Explorer e Firefox;
·                   É uma ferramenta de teste funcional e teste de carga;
·                   Tem capacidade de exportar para o Jmeter.
Veremos então, neste post como utilizar o Badboy para testes funcionais e aplicar um exemplo.
A versão utilizada para este exemplo foi a 2.1.3
A Figura 1 mostra a Tela inicial do Badboy.


Figura 1 – Tela inicial do Badboy versão 2.1.3


Na janela Script, é exibida a estrutura do seu script de teste. Você pode alterar para o nome da sua Test Suite, Test, Step dando dois cliques. Será exibida uma janela com as propriedades de cada um, alterar o nome de acordo com o seu caso de teste. A Figura 2 mostra um exemplo.



Figura 2 – Exemplo de alteração de nomes

Você pode criar quantas suítes de testes, testes e passos necessários utilizando a barra de ferramentas ou clicando com o botão direito do mouse em cima do item que deseja adicionar um novo.

Agora vamos iniciar o nosso teste exemplo. Inserir na barra de URL o endereço no qual está a sua aplicação. Acionar o comando Record para iniciar a gravação e clicar na seta verde para abrir uma requisição, como mostra a Figura 3.


                Figura 3 – Exemplo de uma requisição


A partir do momento em que o comando Record é acionado o Badboy irá gravar todas as ações que são feitas na sua aplicação.
Após o termino da execução do passo, acionar novamente o comando Record para parar a gravação.
Agora vamos executar o teste. O teste pode ser executado passo a passo apertando a tecla F5 do teclado ou acionando o comando Play na barra de ferramentas. Caso deseje execute o teste de uma única vez acionar o comando Play All na barra de ferramentas.
Obs: Depois que é executado o teste utilizando o Play All não é possível mais executá-lo apertando a tecla F5 e nem o comando Play da barra de ferramentas. Para executar o teste passo a passo novamente, clicar com o botão direito no local a partir de onde deseja que seja executado e acionar o Play.


Bom pessoal é isto. Em breve voltaremos com novas funcionalidades do Badboy. Aguardem!!!!!!!!!

Vamos divulgar ferramentas open source para qualidade de software!!!!!!!!!

Sara Meireles e Regina Rodrigues
Analistas de Testes.

6 comentários:

  1. Meninas no início vocês escreveram que a ferramenta é "paga e free". Como que funciona essa questão da licença para essa ferramenta? Eu ainda não conhecia. Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Poliana,

    o software é free mas, eles especificam que caso ele seja utilizado em mais de cinco computadores dentro de uma corporação então é necessário comprar uma licença.

    ResponderExcluir
  3. Regina,
    Boa Tarde.

    Muito bom o seu post parabéns, gostaria de uma ajuda.
    Tenho que realizar um teste de carga e performance em um produto da empresa onde trabalho, estou estudado a ferramenta Bad Boy e estou encontrado algumas dificuldades.
    Por exemplo: Tenho que fazer com que a ferramenta(Bad Boy) pegue em um lugar(pasta no windows, bando de dados ou em qualquer lugar) um documento de qualquer formato e insira na minha aplicação. De que forma eu faço isto no Bad Boy? bom a pergunta é? o Bad Boy faz isto?

    Obrigado
    Rodrigo Arriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,

      Talvez o que você queira fazer seja um dataDriven. Entao dê uma lida no nosso post:
      "Conhecendo o BadBoy (Data Source e Form Populator)..." aqui no nosso blog. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir