Google+ Followers

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Criando um Webservice - Parte 1



Desde quando me apresentaram a ferramenta de teste SoapUI, fiquei conhecendo uma sigla chamada WSDL Web Services Description Language . Como sou muito curiosa fiquei louca pra saber o que estava por trás dos testes feitos na ferramenta. Depois de muita pesquisa aprendi como criar um web services e como gerar um WSDL para testar os serviços do web services.  Acredito que vocês também estejam curiosos para entender tudo isso. Então vamos logo com isso! Para criar um web services será preciso instalar o IDE Eclipse+ o servidor tomcat + axis. Não é nada difícil. 


Instalando o tomcat
1)      Acesse o link http://archive.apache.org/dist/tomcat/tomcat-6/v6.0.37/bin/baixe o arquivo zip da pasta tomcat. No meu caso baixei versão 6. 



2)      Depois de baixar a pasta para sua máquina, descompacte e copie a mesma para C:\ e renomeia para “tomcat”. 



Instalando o axis
1)      Acesse o link http://ftp.unicamp.br/pub/apache/axis/axis/java/1.4/e baixe o arquivo zip do axis para sua máquina, descompacte e dentro da pasta webapps tem uma pasta chamada axis. Copie a pasta axis para dentro da pasta webapps do tomcat. Como mostra a figura abaixo. 





Configurando as variáveis de ambiente do tomcat

1)      Botão direito do mouse sobre “Meu Computador” >> propriedades >> configurações avançadas >> clique no botão variáveis de ambiente e crie as variáveis clicando no botão novo e insira as configurações como mostra as figuras abaixo. 


CATALINA_HOME








     CLASSPATH






JAVA_HOME







Startando o tomcat





1)      Após fazer as instalações e configurações acima é hora de startar o tomcat para que o servidor funcione. Abra o prompt do DOS e acesse a pasta C:\tomcat\bin >>  e execute o arquivo  startup.bat.






2)      Após startar o arquivo a seguinte tela será apresentada.  








3)      E uma segunda tela será aberta como mostra a figura baixo. Matenha essa tela minimizada por enquanto, porque se mesma for fechada ao testar uma página será apresentado a mensagem “HTTP STATUS 404” no browser.  







4)      Acesse o browse de sua preferencia e digita o seguinte comando http://localhost:8080/ e seguinte imagem do tomcat será apresentada. Isso que significa que o serviço do está ativo.







5)      Feito esse teste a tela abaixo poderá ser fechada pois, após a criação do web service no eclipse irá apresentar mensagem de conflito caso essa tela ainda esteja aberta.    


 
 
 



Sara Meireles 
Analista de Teste
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário